Quinta Nova da Assunção

Edificada por volta de 1860 por João Maria da Silva Rego, a Quinta Nova da Assunção, em pleno centro de Belas, constitui belíssimo exemplar da arquitectura oitocentista onde se patenteiam numerosas “influências” exóticas.
No interior do edifício destaca-se o salão chinês e o revestimento em trompe l’oeil das restantes divisões e corredores.

Nos magníficos e vastos jardins, povoados por pequenos pavilhões, tanques e lagos surge-nos espantoso conjunto azulejar de intensa policromia, perpassando o gosto fantástico já notado na mansão.

Esta propriedade pertence à Câmara Municipal de Sintra.

Palácio Nacional de Queluz

O Palácio Nacional de Queluz, século XVIII, um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, o palácio foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança, que viria a ser mais tarde marido e rei consorte de sua sobrinha, a rainha D. Maria I de Portugal.

Serviu como um discreto lugar de encarceramento para a rainha Maria I enquanto sua loucura continuou a piorar após a morte de D. Pedro em 1786. Após o incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, o Palácio de Queluz tornou-se a residência oficial do príncipe regente português, o futuro D. João VI, e de sua família.

Permaneceu assim até a fuga da família real para o Brasil em 1807, devido à invasão francesa em Portugal.
A construção do Palácio iniciou-se em 1747, tendo como arquitecto Mateus Vicente de Oliveira. Apesar de ser muito menor, é chamado frequentemente de “o Versalhes português”. A partir de 1826, o palácio lentamente deixou de ser o predilecto pelos soberanos portugueses. Em 1908, tornou-se propriedade do Estado. Após um grave incêndio em 1934, o qual destruiu o seu interior, o Palácio foi extensivamente restaurado e, hoje, está aberto ao público como um ponto turístico.
Uma das alas do Palácio de Queluz, o Pavilhão de Dona Maria, construído entre 1785 e 1792 pelo arquitecto Manuel Caetano de Sousa, é hoje um quarto de hóspedes exclusivo para chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal.

Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.
Fonte: GUEDES, Natália Brito Correia. O palácio dos senhores do infantado em Queluz Lisboa (1971)

Para mais informações consulte o link

Morada:
Largo do Palácio
2745-191 Queluz

+351 21 923 73 00
+351 21 923 73 50
info@parquesdesintra.pt

Igreja Paroquial Nossa Senhora da Conceição
Rua Paulo Reis Gil – 2745 Queluz

Igreja Paroquial Nossa Senhora da Misericórdia de Belas
Travessa Padre Patuleia, 21 – 2605-014 Belas
Telef: 214320860

Vila Libânia

Talvez seja morador da nossa freguesia ou tenha passeado ultimamente por Queluz e não sabe que este espaço existe! Pois é, vamos então partilhar consigo um pouco deste espaço centenário que Queluz tem o privilégio de acolher!

Junto ao Palácio Nacional de Queluz ergue-se, desde há muito, uma Quinta centenária que nos desperta para uma atmosfera romântica, tão própria dos espaços históricos do nosso Concelho. Esta quinta está mergulhada num sem-fim de espaços verdes com árvores exóticas que carregam os jardins de simbolismo, fontes e minas de água, com cantos e recantos que seduzem ao primeiro olhar e que tornam o ambiente encantador!

Para que possa usufruir deste espaço em momentos especiais, os responsáveis da Vila Libânia reuniram uma equipa familiar e profissional para lhe proporcionar um serviço personalizado e de qualidade, e assim realizar quaisquer eventos.

A Quinta oferece exclusividade, numa área de 2500m2, que inclui jardins amplos e adequados a recepções, iluminados à noite com luzes e archotes, um espaço coberto com 200m2, com área adjacente descoberta, cozinha, bar e instalações sanitárias.

Se está a pensar organizar um evento, não hesite em fazer uma visita à Vila Libânia, vai ficar encantado!
Serviços na Vila Libânia: Casamentos, Baptizados, Spots Publicitários, Eventos Empresariais, Aniversário, Lançamento de Produtos, Seminários & Cursos, Cocktails, Passagem de Modelos; Eventos Culturais.

Se pretende conhecer melhor este espaço, contacte a equipa da Vila Libânia:

Beco dos Capuchos 2745-086 Queluz
Telefone: + 351 21 435 00 03
Móvel: + 351 911 018 641
Fax: + 351 21 435 00 03
Email: geral@vilalibania.com
Site: http://www.vilalibania.com

Outros elementos relevante na freguesia a visitar:

– Anta do Monte Abraão
– Anta do Pego Longo
– Paço Real de Belas
– Quinta do Senhor da Serra
– Fonte da Carranca
– Ponte Catita
– Ponte da Quinta Nova
– Aqueduto de D. Fernando
– Aqueduto da Quinta Nova
– Biblioteca Ruy Belo
– Mata da Matinha