Cidadãos de Queluz e Belas reciclam mais de 67 toneladas de roupa

Comunicação UF Queluz BelasAção Social

No âmbito do protocolo com a Junta de Freguesia de Queluz e Belas, no ano de 2018, foi recolhida, apenas na área da União das Freguesias de Queluz-Belas, em contentores da Humana distribuídos pela freguesia, um total de 67.832,29 Kg de roupa.

 A Humana é uma associação sem fins lucrativos que, desde 1998, trabalha a favor da proteção do meio ambiente através da reutilização têxtil, procurando obter o máximo aproveitamento destes resíduos ao recolher, através de uma rede de contentores, doações dos cidadãos, e preparando esses resíduos para a reutilização.

O objetivo é dar uma segunda vida à roupa/calçado e favorecer o modelo de economia circular. A gestão do resíduo permite realizar programas de cooperação para o desenvolvimento em Moçambique e na Guiné-Bissau, assim como apoio local, em Portugal.

Ao abrigo do presente protocolo, foram entregues, à Junta de Freguesia, vales para aquisição de roupa, que serão utilizados em benefício de quem precisar, como tem sido prática.

A reutilização e a reciclagem de têxtil também contribuem para a poupança de recursos, a proteção do meio ambiente e a luta contra as alterações climáticas.

A roupa e calçado recolhidos pela Humana procedem dos contentores verdes, conforme acordo com a Junta de Freguesia de Queluz e Belas e com a Câmara Municipal de Sintra. Neles são depositados, pelos cidadãos, roupa, calçado, complementos e têxtil de lar que já não se utilizam para dar-lhes uma segunda vida.