Anunciado, pelo Governo, o novo período em que o país se encontra em estado de calamidade, importa-nos voltar a atenção para dentro e encontrar no nosso perímetro geográfico e no interior da nossa comunidade formas de, conjuntamente, respondermos às exigências do presente com um sentido de responsabilidade maior.
Voltam, agora, a ser necessários os cuidados redobrados com o distanciamento físico, a utilização de máscaras em espaços onde esse distanciamento não seja possível, o respeito dentro das áreas fechadas evitando os aglomerados e a continuidade de uma atenção redobrada por todos aqueles que necessitam de maior apoio e suporte.

Durante esta fase, que tem impacto na vida de todos nós, apelo à cidadania, à entreajuda, à serenidade mas também à confiança. Apelo à consciência da comunidade na sua ação conjunta, para que todas as medidas implementadas nesta fase não sejam mais do que formas de nos restabelecermos económica e socialmente, enquanto freguesia mas, sobretudo, enquanto cidadãos de um país que necessita, hoje, de um esforço e de uma entrega acrescidas.

Conto com todos vós e estarei disponível, com toda a equipa que integra esta junta de freguesia, a encontrar as melhores respostas para a nossa comunidade.

A Presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas
Paula Alves


MEDIDAS DE MITIGAÇÃO – COVID 19



Da informação emitida pelo Governo, destacamos as seguintes medidas:

01. Limitação de ajuntamentos a cinco pessoas na via pública e em outros espaços de natureza comercial e de restauração, exceto se forem coabitantes.

02. Limitação ao número de pessoas em eventos de natureza familiar (máximo de 50 pessoas).

03. Recomendar o uso de máscara comunitária na via pública, sempre que não for possível manter o distanciamento social necessário.

04. Determinar às forças e serviços de segurança e ASAE ações de fiscalização do cumprimento das normas.

Todas as normas comunicadas podem ser consultadas aqui

Contamos com a vossa colaboração!


Informação Útil
Atendimento nos Serviços de Saúde

O Agrupamento de Centros de Saúde informa que no âmbito do Plano de Contingência referente ao COVID-19, foram tomadas as seguintes medidas:

O atendimento de casos suspeitos de infeção por COVID-19 iniciará no edifício da Unidade de Agualva (Rua do Mercado de Agualva, Piso 0) no dia 26 de março de 2020.

Os atendimentos complementares de Agualva, Algueirão e Rio de Mouro estarão encerrados a partir dessa data inclusive.

Manter-se-á a funcionar, apenas, o atendimento complementar de Belas/Monte Abraão no horário habitual:
Dias úteis das 20h00 às 24h00
Sábados, domingos e feriados das 09h00 às 14h00.


Para promover a saúde dos espaços e continuarmos com o serviço de atendimento disponível, sem maiores constrangimentos, solicitamos que venha até às nossas instalações apenas se precisar de tratar de assuntos urgentes.

VER MAIS

Conheça todos os serviços da freguesia que, neste momento, disponibilizam entregas ao domicílio.

VER MAIS

Consulte nesta área os novos procedimentos relativos aos serviços disponíveis na Junta de Freguesia.

VER MAIS


Saiba como pode ajudar quem o rodeia através de uma rede de voluntários, organizada.

VER MAIS

Reforçamos, em cooperação e parceria com as organizações/instituições sociais da freguesia o apoio aos que, neste momento, se encontram mais isolados e fragilizados. Este apoio centra-se na supressão de necessidades de alimentação e medicação.
VER MAIS

OUTROS CONTACTOS ÚTEIS

GABINETE DE AÇÃO SOCIAL
212 698 653/54
acaosocial@ufqueluzbelas.pt


SERVIÇOS DE CEMITÉRIO
Belas | 966 185 055
Queluz | 961 694 374
cemiterios@ufqueluzbelas.pt


SAÚDE 24
808 24 24 24
SNS
www.sns.gov.pt


AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNGIA E PROTEÇÃO CIVIL
www.prociv.pt

INEM
www.inem.pt


FIQUE ATENTO AS DESTAQUES.

Existe uma nova linha telefónica 210 503 401 para agendar a recolha de monos na via pública, ligue e marque a recolha. Juntos mantemos a freguesia mais limpa.

VER MAIS

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. A Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica está a funcionar. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, envie uma mensagem para a Linha SMS 3060 ou ligue 800 202 148.

VER MAIS

O COVID-19 É UM VÍRUS ALTAMENTE CONTAGIOSO E QUE AFETA O APARELHO RESPIRATÓRIO.

Se tem mais de 65 anos ou tem problemas de saúde, fique em casa, evite o contacto com o exterior!