logoqueluzbelas
Newsletter Nº 11 | Jan. 2017

JUNTA DE FREGUESIA DE QUELUZ E BELAS

concerto-solidario
Concerto Solidário

No passado dia 17 realizou-se um Concerto Solidário  nas instalações do Regimento de Artilharia Anti Aérea nº 1,  organizado em parceria entre a Junta de Freguesia de Queluz e Belas e o Regimento de Artilharia, com a atuação da Banda Sinfónica do Exército. 

Foram momentos  especiais a que assistimos, ofertados por esta Magnífica Banda, seguidos de uma ceia e momentos de convívio.

O objetivo pretendido era a recolha de alimentos para apoio aos mais carenciados da União das Freguesias que são acompanhados pelo Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia.

Esta iniciativa permitiu a recolha de muitos bens de primeira necessidade, os quais serão devidamente distribuídos pelas famílias acompanhadas pela equipa de ação social da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Queluz e Belas, designadamente: 

  • 25 Litros de leite;
  • 50 kg de arroz;
  • 72 Kg de massas de vários tipos;
  • 10 Kg de açúcar;
  • 30 latas de feijão e grão;
  • 53 latas de atum;
  •  7 embalagens de cereais;
  • 31 latas de salsichas;
  • 35 pacotes de bolachas;
  • 5 Kg de farinha;
  • 3 Pacotes de sal
  •  Enlatados diversos;
  • Produtos de higiene.

A Todos os cidadãos e militares que, anonimamente, contribuíram com estes bens para uma causa social, de forma voluntária, generosa e com espírito de solidariedade fica aqui o nosso reconhecimento e gratidão pois sem eles esta iniciativa não teria êxito.

Ao Regimento de Artilharia Anti Aérea nº 1,  à Banda Sinfónica do Exército, aos colaboradores e colaboradoras  da Junta de Freguesia que acompanharam esta iniciativa desde o início até à sua  concretização, à Pastelaria Marianita e à Pastelaria Delícia do Mirante, que nos apoiaram para a ceia, um muito especial agradecimento por terem contribuído para o seu sucesso.

Veja as fotos do Concerto Solidário e o resultado da recolha dos alimentos na nossa página do facebook.

Ass. Municipal Jovem_ESPAN2017
Debate "CUIDAR AQUI A TERRA INTEIRA"

Teve lugar na passada 3ª feira, 17 de janeiro, no Auditório da Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz, com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Queluz e Belas o debate “Cuidar Aqui a Terra Inteira”, realizado no âmbito da Assembleia Municipal Jovem, afeto à temática do Ano Internacional do Entendimento Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o século XXI.

Para o mesmo foram convidados os alunos dos 11 estabelecimentos de ensino envolvidos no projeto AMJ, bem como os professores coordenadores, os deputados tutores e comunidade educativa.Com esta iniciativa pretendeu-se que os jovens se consciencializam das suas ações enquanto indivíduos e comunidade e a forma como a natureza é influenciada e transformada pelas ações individuais e comuns e, sobretudo, que reflitam sobre o impacto global das ações locais a fim de estimular políticas inovadoras.

Para além da presença da Presidente da Junta de Freguesia de Queluz e Belas, Paula Alves, e do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, o debate contou com a participação da Dra. Elizabeth Silva, licenciada em Relações Internacionais, representante da Comissão Nacional da UNESCO – Setor de Ciências do Professor Sidónio Pardal, urbanista, arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo, do Escritor Miguel Real, escritor, ensaísta e professor de filosofia.

Veja as fotos na nossa página do facebook.

newsletter09_oleao
Óleos alimentares

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Queluz e Belas aderiu à Rede Municipal de Oleões implementada pelos SMAS de Sintra e, no âmbito da sua política ambiental, dispôs unidades de recolha seletiva de Óleos Alimentares Usados (OAU) nas instalações do Real Sport Clube (R. Bernardo Pereira, 1, Queluz), da Associação Cultural e Recreativa da Serra de Casal de Cambra - ACRSCC  (R. de S. Pedro, Serra do Casal de Cambra, Belas), da Associação de Proprietários e Moradores da Serra da Silveira - APMSS (R. D. Afonso Henriques, Serra da Silveira, Belas), no Mercado Municipal de Queluz (Largo do Mercado, Queluz) e no Mercado Paroquial de Belas, (Largo Falcão Rodrigues, Belas).

Salienta-se que o óleo alimentar usado (vulgo óleo de fritar) para poder ser conduzido a reciclagem deverá estar isento de molhos, restos de comida ou detergentes e deve ser acondicionado em garrafas de plástico bem fechadas.

Nunca devem ser colocados óleos minerais e lubrificantes de viaturas e máquinas.

Os óleos alimentares usados serão recolhidos e transportados por uma empresa certificada para o efeito e conduzidos a valorização para a produção de biocombustíveis.

Note-se que a correta gestão destes resíduos permite o desvio de OAU da rede de drenagem de águas residuais, a minimização dos custos de tratamento nas ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e a redução da contaminação dos cursos de água naturais.

Por outro lado, também se desviam os OAU do fluxo de resíduos indiferenciados recolhidos pela Câmara e enviados para valorização energética (incineração).

A gestão adequada de OAU permite assim reduzir os impactos ambientais associados, contribuir para o cumprimento da política energética e para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE).

Na eventualidade de situações anómalas que possam ocorrer, os SMAS têm uma linha gratuita de apoio (800 210 020).

Os óleos alimentares usados, produzidos nas habitações e restauração, podem ser entregues nestes pontos de recolha com os seguintes horários:

- Unidades localizadas no Real Sport Clube, na ACRSCC e na APMSS, entre as 14h00 e as 18h00;

- Unidades situadas nos mercados, entre as 8h00 e as 13h00.

logoqueluzbelas

QUELUZ
Rua Conde de Almeida Araújo, 44 2745-061 Queluz | Tel.: 21 434 66 10 | geral@ufqueluzbelas.pt

BELAS
Praça 5 de Outubro, 14 2605-021 Belas | Tel.: 21 432 88 70 | secretaria.belas@ufqueluzbelas.pt

CASAL DA BAROTA
Praceta Dona Isabel de Portugal nº 11 – Loja D 2605-651 Belas | Telefone: 21 437 80 84

Para proceder à anulação do envio desta newsletter pf envie um email

Facebook

Siga as notícias e eventos através da nossa página de facebook

facebook