logoqueluzbelas
Newsletter Nº 128 | maio 2019

JUNTA DE FREGUESIA DE QUELUZ E BELAS

newsletter_seniores_em_movimento_planetario-01-01
Visita Sénior ao Planetário

Convidamos os cidadãos seniores (+de 60 anos) da União de Freguesias para mais uma visita, desta vez, uma viagem ao espaço...no Planetário Calouste Gulbenkian, em Belém, no dia 20 de maio.

Um novo sistema de projeção astronómica permite ao público uma experiência única de simulação do céu noturno, sendo possível observar até 9.000 estrelas e a Via Láctea.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares existentes.

Reserve o seu lugar no nosso autocarro: 214 346 610 (Queluz); 214 328 870 (Belas); Casal da Barota (214 378 084).

falocaria_newsletter-01
Visita Sénior à Falcoaria Real e Piquenique

A Junta de Freguesia de Queluz e Belas prepara mais um dia especial para a população sénior no próximo dia 29 de maio: uma visita à Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, seguida de visita à Capela Real, Igreja Matriz, outros locais de interesse e Piquenique.

A Arte da Falcoaria resulta da livre aliança entre Homens e as aves de presa. Com origens ancestrais e desenvolvida em torno da caça tradicionalmente praticada pela família real, a arte falcoeira atingiu o seu expoente máximo em Portugal na região ribatejana de Salvaterra de Magos, vila onde o rei D. José mandou inclusivamente construir o chamado Palácio da Falcoaria. Um edifício recuperado nas últimas décadas pela edilidade salvaterrense, que funciona hoje como um centro cultural e como um espaço de divulgação da arte de caça com aves.

Inscrições gratuitas, limitadas aos lugares existentes.

Contacte-nos e reserve o seu lugar no nosso autocarro: 214 346 610 (Queluz); 214 328 870 (Belas); Casal da Barota (214 378 084).

untitled-10099988-02
12 Horas a Saltar no Parque Urbano Felício Loureiro

O rope skipping é uma modalidade que combina saltos à corda com a dança e ginástica.

Vai ser um dia recheado de atuações de dança, Rope Skipping e ginástica, bem como workshops onde poderá aprender quão divertido pode ser Saltar à corda!

Amanhã, 4 de maio, dê um “salto” ao Parque Urbano Felício Loureiro e junte-se a esta festa organizada pelo Clube Atlético de Queluz com o apoio da Junta de Freguesia de Queluz e Belas.

Inscreva-se aqui e consulte a progamação

3aniv-03
GAVE Comemora 3.º Aniversário com Exposição “Geometria da Cor”

O GAVE comemora o seu 3.º Aniversário com a exposição “Geometria da Cor”, da artesã Vera Silva, amanhã, 4 de maio, pelas 16h00, no Espaço Cultural/Sede, cuja inauguração conta com o apoio da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Queluz e Belas.

A exposição estará patente até dia 26 de maio no mesmo espaço cultural, sito no Largo do Palácio nº 28 em Queluz, junto ao Palácio Nacional de Queluz.

Entrada livre.

lixo_pendao-05
Grupo Comunitário do Pendão Promove Pedipaper “Caça ao Lixo”

Esta iniciativa do Grupo Comunitário do Pendão, com o apoio da Junta de Freguesia e Queluz e Belas, pretende sensibilizar os moradores para o uso correto do espaço público, adotando comportamentos que contribuam para a limpeza da rua.

Com entrada livre, a atividade está prevista para amanhã, sábado, 4 de maio, pelas 14h30.

Inscreva-se aqui!

picos_avela-04
Teatro nas Escolas da Freguesia no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis

Partindo do livro didático e jogo de prevenção primária de abuso sexual para crianças em idade pré-escolar das autoras Joana Alexandre, Rute Agulhas e Catarina Lopes, com a colaboração da Teatroesfera, a União das Freguesias de Queluz e Belas organizou uma peça de teatro intitulada “Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro”, destinada à comunidade escolar da Freguesia.

Assim, no dia 29 de abril, pelas 10h30, na Escola Básica do Pendão/JI, em Queluz, e às 14h30, no Jardim de Infância da Serra da Silveira, em Belas, bem como no dia 30 de abril, às 10h30, na Escola Mário da Cunha Brito, Belas, apresentámos às nossas crianças as aventuras do Picos e da Avelã, uma história que aborda temas basilares dos programas de prevenção do abuso sexual infantil.

Considerando ser fundamental sensibilizar a comunidade para a prevenção, deteção e sinalização de qualquer forma de mau trato, trabalhar a prevenção do abuso sexual infantil implica abordar temas como o corpo, os toques, os direitos, as emoções, os segredos e os riscos associados ao uso da Internet. Implica também aprender a identificar potenciais situações de risco e pedir ajuda.

Veja aqui as fotografias.

dia_mae_6-06-2
Dia da Mãe, 5 de Maio

Celebramos no próximo domingo, 5 de maio, o Dia da Mãe.

A Junta de Freguesia de Queluz e Belas presta a sua homenagem e deseja a todas as mães um dia muito feliz e luminoso.

logoqueluzbelas

QUELUZ
Rua Conde de Almeida Araújo, 44 2745-061 Queluz |
Tel.: 214 346 610 | geral@ufqueluzbelas.pt

BELAS
Praça 5 de Outubro, 14 2605-021 Belas
Tel.: 214 328 870

CASAL DA BAROTA
Praceta Infanta Dona Isabel de Portugal nº 11 – Loja B 2605-651 Belas | Telefone: 214 378 084

Para proceder à anulação do envio desta newsletter por favor envie um email

Facebook

Siga as notícias e eventos através da nossa página de facebook

facebook