logoqueluzbelas
Newsletter Nº 36 | Julho 2017

JUNTA DE FREGUESIA DE QUELUZ E BELAS

belas_em_festa
BELAS EM FESTA | Quinta Nova da Assunção | 03 a 06 de Agosto

Com o calor de Agosto, há festa em Belas! A Junta de Freguesia de Queluz e Belas, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, irá dinamizar uma festa para homenagear a Nossa Senhora da Misericórdia. Esta irá decorrer entre os dias 3 e 6 de Agosto, no Olival da Quinta Nova da Assunção, em paralelo com as festas religiosas promovidas pela Paróquia de Belas.

Nestes dias de festividade, poderá contar com música ao vivo, gastronomia, artesanato e animação infantil! Destacando a atuação de Micaela e Ruth Marlene, que decorrerão nos dias 4 e 5 respetivamente.

Programação em destaque:

Quinta-feira - 03 de agosto
21h30 - Toy Cascão


Sexta-feira - 04 de agosto

22h30 - Micaela

Sábado - 05 de agosto
21h30 - Ruth Marlene

Domingo - 06 de agosto
19h30 - Grupo Folclórico de Belas 
21h30 - Banda Nova Vaga

Horário do Recinto da Festa:

Quinta-feira -17h00 | 00h30
Sexta-feira -17h00 | 01h00
Sábado -15h00 | 01h00
Domingo -15h00 | 23h30

thumbnail_cerimonianewsletter
Cerimónia do XX Aniversário da elevação de Queluz a Cidade

No mês de Julho, concretamente no dia 24, festejou-se o XX aniversário da elevação de Queluz a Cidade. A sessão solene foi promovida no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Queluz. A mesa de honra contou com as participações da Presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, o Presidente da Assembleia de Freguesia de Queluz e Belas, António Manuel Caxaria, o Presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, Pedro de Oliveira Brás, o Presidente da Assembleia de Freguesia Massamá e Monte Abraão, Adolfo Reis, e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

A celebração começou com a atuação do Grupo Coral Encontro de Queluz. Tendo prosseguido com a intervenção de todos os Presidentes dos órgãos presentes que exaltaram a Cidade de Queluz. Os respectivos Presidentes das Uniões das Freguesias, valorizaram, no seus discursos, o passado da cidade assim como o presente, falando ainda de projetos futuros. O Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, aclamou Queluz mencionado as conquistas que a cidade obteve.

A cerimónia foi encerrada com a atuação do Grupo de Coral de Queluz, que juntamente, com o Grupo Coral Encontro de Queluz, realizaram uma homenagem cantando o Hino da Cidade de Queluz.

boutiquesocialnewsletter
Boutique Social Inauguração

A Boutique Social da Junta de Freguesia de Queluz e Belas, foi inaugurada, no dia 24 de Julho, na Rua Oliveira Gomes em Belas, junto à sede do Belas Rugby Clube, para dar resposta aos agregados familiares cuja situação financeira não lhes permita colmatar necessidades de vestuário e calçado. Para a inauguração deste projeto comunitário estiveram presentes a Presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, e ainda o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e demais convidados.

Esta resposta social apresenta uma diferença das restantes lojas sociais, pois os beneficiários podem escolher as peças que mais apreciam e experimentá-las. Os utentes a quem se destina este projeto são indivíduos residentes e/ou recenseados na União das Freguesias de Queluz e Belas, identificadas pelo Gabinete de Apoio Social ou por outras entidades parceiras, em situação de carência económica que necessitam de apoio.

O horário de funcionamento: terça-feira 14h00-17h30 | sexta-feira 9h30-12h30.

thumbnail_rotundanewsletter
Inauguração da Toponímia da rotunda Salvador da Luz

A toponímia da rotunda junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Queluz, foi inaugurada para prestar homenagem a Salvador da Luz, ilustre membro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Queluz.

Salvador da Luz recebeu várias condecorações pelo serviço que prestou à comunidade dos bombeiros. Por esse motivo, no dia 24 de Julho, a Presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, prestaram homenagem a Salvador Luz, inaugurando a rotunda com o seu nome. Neste momento repleto de simbolismo estiveram ainda presentes os familiares de Salvador da Luz, que juntamente com os Presidentes ajudaram a revelar o nome da rotunda.

No seu percurso, Salvador da Luz, além estar no corpo ativo, ocupou cargos na Direção de 1980 da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Queluz, na Presidência da Direção nos Bombeiros Voluntários de Queluz, assumindo a Coordenação do Secretariado das Associações de Corpos de Bombeiros dos Concelhos de Sintra e Amadora, constitui-se Vice-Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, sendo que mais tarde ocupou o cargo de Presidência na Federação, ocupou o cargo de Professor na Escola de Servir, e de Presidente Honorário da Federação do Distrito de Lisboa, onde mais tarde foi eleito Coordenador do Conselho Consultivo da Liga dos Bombeiros Portugueses.

thumbnail_tardesdançantesnewsletter
Baile nos Bombeiros Voluntários de Queluz

Este sábado, não perca a atuação de José António nas "Tardes Dançantes"! Mais uma vez há baile no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Queluz, pelas 16h00. Uma organização da Junta de Freguesia de Queluz e Belas com entrada livre.

colonias_2017
Colónias de Férias 2017

Como vem sendo habitual a Junta de Freguesia de Queluz e Belas levou a sua população jovem à praia. A Colónia para Todos - 2017 abrangeu cerca de 200 crianças e jovens divididas por dois turnos: as crianças dos 6 aos 9 anos e os jovens dos 10 aos 15. O primeiro turno começou no dia 03 e terminou no dia 14 de Julho; e o segundo turno começou no dia 17 e termina hoje, dia 28. Esta iniciativa permitiu à população mais jovem divertir-se, conviver, fazer novos amigos e até aprender novas coisas.

A colónia de férias promove além dos habituais idas à praia (manhã), tardes repletas de atividades diferentes, em parceria com as instituições e associações da freguesia. Assim este ano entre outras atividades as crianças e jovens tiveram: caças ao tesouro, jogos tradicionais, dança, rugby, visitas ao Parque Natural da Arrábida (Praia da Figueirinha), atividades no espaço GAVE e Casa de Saúde da Idanha, onde realizaram pinturas e construções, que atualmente se encontram a decorar a Boutique Social. Nesta colónia de férias os participantes também tiveram a oportunidade de passar uma noite no Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 de Queluz.

Agradecemos aos nossos monitores pelo seu empenho e dedicação nesta colónia, e todas as instituições e associações da nossa freguesia que connosco colaboraram.

logoqueluzbelas

QUELUZ
Rua Conde de Almeida Araújo, 44 2745-061 Queluz | Tel.: 21 434 66 10 | geral@ufqueluzbelas.pt

BELAS
Praça 5 de Outubro, 14 2605-021 Belas | Tel.: 21 432 88 70 | secretaria.belas@ufqueluzbelas.pt

CASAL DA BAROTA
Praceta Dona Isabel de Portugal nº 11 – Loja D 2605-651 Belas | Telefone: 21 437 80 84

Para proceder à anulação do envio desta newsletter pf envie um email

Facebook

Siga as notícias e eventos através da nossa página de facebook

facebook