O trabalho social em permanente atuação na comunidade

Comunicação UF Queluz BelasAção Social

Os últimos meses têm sido desafiantes na forma como nos movemos e nas ações que nos são solicitadas. As mudanças constantes e as intervenções contínuas em espectros alargados de ação são, hoje, mais evidentes e reclamam uma aplicação imediata.

Ao longo destes últimos meses, muito do trabalho que fizemos foi invisível por se tratar, sobretudo, do apoio próximo a uma população vulnerabilizada pelas circunstâncias atuais.

Entre as ações contínuas que são realizadas, destacamos o trabalho do Gabinete de Apoio Social que continua a intervenção no terreno abraçando, cada vez mais, a população local. Evidenciamos o apoio psicológico que já ultrapassou mais de 150 contactos estabelecidos, o Gabinete de Inserção Profissional que chegou, desde 1 de abril, perto dos 700 pedidos e a Rede de Emergência Alimentar que, desde 16 de março, conta com a distribuição de 206 sacos de alimentos secos e frescos.

Internamente, os nossos serviços atribuiram ainda à comunidade 87 kits, distribuídos entre apoio alimentar, higiene e vestuário.

Para além do trabalho estrutural que não se vê, permitimo-nos a partilha desta ações, na perspetiva de devolvermos aos cidadãos um reconhecimento da intervenção social no espaço público.