O Gabinete de Ação Social, é um espaço aberto à população residente na área geográfica da autarquia. Este serviço é composto por uma equipa técnica, com formação em serviço social e psicologia, que atua no âmbito da intervenção psicossocial, mediante análise dos casos. Também é da competência da equipa proceder à elaboração de projetos sociais que vão de encontro às necessidades da população, assim como do diagnóstico social da freguesia e dinamização da rede social.

A intervenção é de índole informativo, de acompanhamento e encaminhamento de casos sociais. Os apoios prestados são ao nível da medicação, alimentação, vestuário, etc.
Os atendimentos são gratuitos, realizam-se dois dias por semana e funcionam mediante marcação prévia, a efetuar na Junta de Freguesia de Queluz e Belas, dependendo da área geográfica a que se pertença. Com esta iniciativa pretende-se dar respostas aos problemas apresentados e promover a mudança social.

Regulamento do Apoio Social
TRANSPORTE SOCIAL SOLIDÁRIO

O que é o transporte social solidário?

O transporte social solidário é um serviço de transporte social que se destina a facilitar a deslocação diária ou pontual de pessoas em carência e/ou isolamento social para os Centros de Saúde e Hospital Fernando da Fonseca ou outras entidades similares.

Este projeto pretende assegurar a mobilidade e a segurança contribuindo para a diminuição do isolamento e solidão da população e constitui-se como um recurso gratuito para os mais carenciados.

Quem pode beneficiar deste serviço?

Poderá ser beneficiário do serviço quem estiver recenseado na Freguesia e mediante inscrição nos serviços da Junta de Freguesia, que irá certificar a situação socioeconómica. Será depois atribuído um cartão de usuário, com validade de 1 ano, renovável por períodos consecutivo, caso se mantenham as circunstâncias que levaram à sua atribuição.

Como devo agendar uma deslocação?

Este serviço funciona mediante marcação prévia, para a qual é obrigatória a apresentação de comprovativo da marcação da consulta, documento de identificação e cartão de usuário.
As marcações deverão respeitar os seguintes períodos:

– Para consultas entre os dias 1 e 15 de cada mês, as marcações deverão ser feitas entre os dias 20 e 25 do mês anterior;
– Para consultas entre os dias 16 e final do mês de cada as marcações deverão ser feitas entre os dias 5 e 10 do respetivo mês;
Para as deslocações de carácter excecional aos serviços da junta, as marcações deverão ser feitas com três dias de antecedência.

No ato de marcação será agendado o horário de saída e regresso, consoante a deslocação a realizar.

Nota: O Transporte Social Solidário não constitui uma modalidade de transporte de doentes, não substituindo a utilização dos veículos existentes para o efeito e pressupõe uma autonomia funcional do interessado, não havendo possibilidade de viajar com acompanhante.
Para mais esclarecimentos, consulte as normas de funcionamento do Transporte Social Solidário.


BOUTIQUE SOCIAL
Normas de funcionamento do transporte social solidário

O que é a Boutique Social?

A Boutique Social visa criar, na freguesia, uma resposta aos agregados familiares cuja situação financeira não lhes permita colmatar necessidades de vestuário e calçado. Na Boutique Social o utente pode escolher as peças que mais aprecia e experimentá-las.

A quem se destina?

A Boutique Social visa abranger pessoas residentes e/ou recenseadas na União das Freguesias de Queluz e Belas, identificadas pelo GAS (Gabinete de Apoio Social da União das Freguesias de Queluz e Belas) ou por outras entidades parceiras, em situação de carência económica que necessitam de apoio no âmbito de vestuário, calçado ou outros, que vão ao encontro da missão do projeto.

Condições de Acesso

– Os Fregueses poderão beneficiar deste apoio caso se enquadrem nos critérios definidos e tenham realizado avaliação socioeconómica através de entrevista social, comprovando a sua situação de carência.
– Os utentes encaminhados por outras instituições têm de, obrigatoriamente, marcar atendimento com o G.A.S para poderem beneficiar do projeto em questão.
– A atribuição deste apoio ficará condicionada à disponibilidade do material doado;

Morada e Horário de funcionamento

Rua Oliveira Gomes 15B, Belas, (junto à sede do Belas Rugby Clube)

Terça-Feira – 14h00 | 17h30
Sexta-Feira – 09h30 | 12h30

Normas da Boutique Social
ATENDIMENTO JURÍDICO

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Queluz e Belas disponibiliza à população um serviço de atendimento jurídico, em colaboração com a Ordem dos Advogados.

Este serviço destina-se aos cidadãos que se encontrem recenseados na freguesia e que comprovem ter rendimentos iguais ou inferiores ao salário mínimo nacional.

Precisa de apoio jurídico?
Faça a sua marcação através dos telefones: 214 346 610 (Queluz), 214 328 870 (Belas), 214 378 084 (Casal da Barota).