Renovação do Cartão de Cidadão

Renovação do Cartão de Cidadão

Sabia que pode fazer a renovação automática com entrega em casa do seu Cartão de Cidadão (CC)?

A quem se destina?
Todos os cidadãos maiores de 25 anos
Residentes em Portugal
Cidadãos que não necessitem de alterar dados no CC
Cidadãos que não estejam sujeitos ao regime do maior acompanhado

Como acontece?
60 dias antes do cartão caducar o Instituto dos Registos e do Notariado envia-lhe uma carta PIN com as instruções de renovação e uma referência multibanco.
Se não necessitar de alterar dados, bastará pagar a referência e o cartão ficará automaticamente renovado.

Como sabe se o processo correu de forma adequada?
Poderá acompanhar todo o processo de renovação automática no site em irn.justica.gov.pt.
Para isso basta preencher um conjunto de dados para validar que é o titular do cartão.
O novo cartão é enviado, automaticamente, por correio registado para sua casa, sem custos adicionais.

O que acontece se na altura da entrega não estiver em casa?
Caso não se encontre na residência poderá proceder ao seu levantamento na loja CTT identificada no aviso que é deixado na caixa do correio, nos dez dias seguintes, mediante comprovativo da sua identidade, através da exibição do Cartão de Cidadão ainda que caducado, Carta de Condução ou Passaporte e a carta PIN.
Ter acesso à renovação do seu cartão de cidadão é agora mais cómodo, simples, seguro.

Partilhe em