Para uma sociedade verdadeiramente inclusiva

Para uma sociedade verdadeiramente inclusiva


Dia 1 de outubro assinalou-se o dia Internacional do Idoso, um dia instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
Numa freguesia onde esta camada da população tem elevada expressão, relembramos a necessidade contínua de nos mantermos atentos e ativos na busca de uma sociedade cada vez mais inclusiva e justa.

No compromisso que assumimos perante a comunidade idosa da freguesia e no decurso das atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Ação Social, destacamos a Rede de Apoio à Idade Maior, única e pioneira no Concelho em que trabalhamos diariamente para dignificar e diminuir os desafios que a “velhice” traz a um terço dos nossos fregueses.
Neste mês em que destacamos este grupo específico comunicamos também a distinção feita,
pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o Selo “Comunidades Pró Envelhecimento” que reconhece e distingue as Comunidades Portuguesas, cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Que saibamos acompanhar com dignidade e reconhecer a importância e o valor da Idade Maior numa comunidade globalizada. 

A Presidente da União das Freguesias de Queluz e Belas
Paula Alves

Partilhe em