Em março destacamos a juventude. Dos 15 aos 24 anos (re)uniram-se jovens para destacar a inclusão, ambiente, arte, igualdade e sustentabilidade.
Temas globais, com rostos locais que vamos dar a conhecer ao longo do mês. Além das temáticas esta iniciativa é, simultaneamente, um apelo para o encontro de sinergias que nos levem a pensar novas forma de união jovem, novos projetos, novos modos de agir.
Proponho arte pela cidade, ruas coloridas, decorações nas árvores, mais grafitis artísticos e entre outras coisas que tornem Queluz e Belas mais criativa e colorida.
Eu acho importante que os jovens se sintam seguros e capazes de iniciar a sua vida adulta considerando as responsabilidades que nos acompanham. O ideal seria a concretização de palestras nas escolas, que elucidem os alunos sobre os assuntos do quotidiano, tais como: a realização do IRS, procura de emprego, gestão financeira, etc...
Quero viver numa freguesia inclusiva onde os jovens são respeitados e integrados independentemente da sua orientação sexual e identidade de gênero.
Criação de um espaço dedicado à juventude: O associativismo juvenil está presente na Freguesia e no Município e tem um papel fundamental na formação dos jovens e no desenvolvimento de uma sociedade mais participativa. Além da oferta disponibilizada na ludoteca, o associativismo juvenil precisa de um espaço informal que promova o debate e a partilha de ideias e experiências e que incentive o pleno envolvimento e participação dos jovens na sua comunidade. Este espaço poderá, inclusivamente, tornar-se num espaço intergeracional, aproximando os jovens da restante comunidade.
Entre o bairro, a freguesia e a comunidade esperamos que se sintam sempre em casa.
Fazer boas amizades com as pessoas da nossa comunidade.
Criação de compostor comunitário: Compostar em casa pode tornar-se desconfortável quando as proporções entre secos e húmidos estão desequilibradas. Um compostor comunitário para os habitantes da freguesia, para além dos existentes nas hortas comunitárias, descomplica a gestão de resíduos, permitindo que os participantes aderentes reduzam a quantidade de sobras alimentares que são muitas vezes encaminhadas para o lixo indiferenciado. Este tipo de iniciativa permite usufruir do composto produzido tanto nas casas dos fregueses como nos espaços verdes da freguesia, tornando a freguesia mais sustentável.
Gostava de mais eventos desportivos em
espaços exteriores, de fácil acesso a toda
a população.
Para mim o mais importante em todos os
bairros e freguesias é as associações.
O projeto educativo Kids Dive, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, foi apresentado pela AML – Área Metropolitana de Lisboa a cerca de 60 técnicos municipais como exemplo das oportunidades de financiamento dos EEA Grants no seu território.
SAIBA MAIS
Dirigido a jovens a partir dos 12 anos, o espaço Grow Up Arena Sintra promove o contacto social e a inter-relação desenvolvendo competências como a cooperação e trabalho em equipa, pensamento estratégico, resolução de problemas, compreensão de outras línguas.
O Programa “Voluntariado Sintra Jovem” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra, dirigida a jovens munícipes dos 15 aos 25 anos, que visa a ocupação dos seus tempos livres com a realização de diversas atividades de âmbito cultural, desportivo, juvenil e educativo.
SABE MAIS
Consulta a listagem das Associações Juvenis do Concelho, distribuídas pelas respetivas Freguesias.
SABE MAIS
Expande o teu potencial para te tornares na pessoa que queres ser.
Estabelece objetivos, cria projetos e junta-te ao grupo. Poderás envolver-te de forma ativa através de desafios de grupo, atividades ao ar livre, voluntariado, jogos, convívio e muito mais!
SABE MAIS
O que gostavas de ver na tua freguesia?
Se vives em Queluz e Belas e tens ideias para implementar na freguesia, fala connosco e diz-nos o que pensas e como consideras que podiam ser implementadas?
O que mudarias e o que trariasde novo?
Aguardamos pelas tuas sugestões!